Novidades, dicas e artigos

3 dicas para você fazer o backup dos seus arquivos sem passar apuros!

Atualmente, o mundo é virtual.

Isso inclui, também, as partes fundamentais de nossas vidas. De fotos até documentos, grande parte dos seus arquivos está digitalizado no computador. Já parou para pensar sobre a importância de protegê-los?

Afinal, nenhum sistema está imune a falhas. Para minimizar os danos, é vital fazer backup dos seus arquivos.

Além de evitar a perda de documentos, uma cópia de segurança também torna seus arquivos portáteis. Portanto, você pode levá-los aonde precisar.

Veja abaixo 3 dicas que você precisa saber para fazer backup de arquivos:

1. Conheça os diferentes tipos de backup

HD externo

O HD externo é uma “memória física.” Além de simples, o dispositivo garante um amplo espaço para seus documentos. E não é pouco: a maioria das opções possuem, no mínimo, 500 GB!

Esta opção também tem a vantagem de ser veloz. Com ele, é possível transferir seus arquivos em alguns segundos. Além disso, também há a confiança em saber que seu backup está sempre com você.

Caso você não precise salvar muitos arquivos, também pode apostar em opções mais simples. Pendrives e Cartões de Memória são similares aos HDs externos, e possuem um preço mais em conta.

Backup Social

Se você não se importa em acessar seu backup constantemente, esta pode ser a escolha para você. O Backup Social acontece através de um programa, que grava os seus documentos em outro computador.

E, em troca, o seu computador abriga o backup do outro. Você escolhe em quais computadores realizar a cópia. Se você não possuir dois aparelhos, pode cadastrar o de um familiar ou amigo.

Ferramentas como o CashPlan oferecem o serviço gratuitamente. Através dele, você precisa apenas selecionar as opções e o backup ocorrerá periodicamente.

Nuvem

Outra alternativa é realizar o backup de seus arquivos online. Através de uma “nuvem”, como o Google Docs ou OneDrive, seus documentos estarão armazenados na internet.

A maior vantagem é poder acessar seus arquivos em qualquer lugar. Através do celular, computador ou até mesmo Smart TV, seu backup estará sempre com você. Isso garante mais estabilidade, já que seus documentos estarão salvos de danos físicos.

Abaixo, confira um rápido passo-a-passo de como salvar seus arquivos em um sistema de nuvem:

PASSO A PASSO SUGERIDO: Upando arquivos no Google Drive:

1. Login (email do Gmail)

2. + Novo

3. Escolha e carregamento de arquivos

2. Escolha pelo menos duas opções

Ao realizar seu backup, tenha mais do que uma opção em mente. Esta dica é crucial para garantir a segurança de arquivos importantes — e pode te salvar de uma dor de cabeça.

Na hora de fazer a escolha, considere os tipos de arquivo que você precisa salvar. Uma boa ideia é poder separar seu backup em diferentes categorias. Assim, você opta por alternativas diferentes para cada uma delas.

3. Faça backups periodicamente

Não se esqueça de que, no mundo virtual, tudo muda rapidamente. Por isso, agende seus backups de acordo com a velocidade que seus arquivos se atualizam — e se expandem.

Crie lembretes mesmo se o salvamento for automático. Isso garante que a cópia irá acontecer com segurança.


Todo mundo possui uma história de perda de arquivos. Afinal, nas impressões em papel, não existia backup.

Com o mundo digital, há a oportunidade de garantir que tudo ficará guardado em seu devido lugar. Assim, o que é essencial para você não corre o risco de sumir.

E para fazer backup periodicamente, você precisa de uma internet com alta velocidade que acompanhe seu estilo de vida, sua rotina e suas ambições. Nos envie uma mensagem e faça parte do futuro!

< Voltar

Fale conosco!