Novidades, dicas e artigos

6 dicas para criar – e guardar – uma senha segura

São tantos aplicativos, redes sociais, lojas e perfis criados pela internet que em alguns momentos pode ser difícil criar – e lembrar – de uma senha. Pensando em sua segurança e praticidade, separamos algumas dicas de como criar uma senha segura e gerenciá-la quando você precisar.

Um dos problemas mais comuns é inventar uma nova senha e não lembrar dela na hora que mais precisa. Por isso, algumas soluções e truques podem te ajudar a nunca mais passar aperto quando for inserir a sua senha.

Confira nossa dicas para você gerenciar senhas com segurança.

Evite sequências numéricas óbvias

“Mãe1234” ou “minhasenha123” são algumas das piores senhas possíveis. O próprio Google já deu algumas dicas sobre o assunto e indicou que nunca devemos colocar sequências numéricas. Por mais que sejam simples de lembrar, elas costumam ser as primeiras tentativas utilizadas pelos hackers. A ideia aqui é fugir do óbvio.

Prefira senhas longas

Alguns sites e redes sociais já estão obrigando os usuários a criarem senhas mais longas, com no mínimo 8 caracteres. No geral as senhas com até 6 letras ou números são as preferidas das pessoas por serem fáceis de lembrar. Mas não custa nada botar a criatividade para funcionar e esticar um pouquinho mais a senha.

Não repita senhas

6 dicas para criar - e guardar - uma senha segura

Eu sei que pode ser difícil criar uma senha diferente para cada lugar, mas isso é necessário. Caso um hacker descubra a senha de uma rede social, por exemplo, ele não terá como saber a palavra-passe do seu internet banking, pois é diferente. Pessoas que repetem senhas estão muito mais expostas e podem ter problemas bem grandes em caso de invasão.

Troque a senha regularmente

É muito comum que alguns internautas usem a mesma senha por anos e anos, sem sequer cogitar uma mudança. Especialistas indicam que a senha seja alterada a cada três meses, no mínimo.

Alterne nÚm3ro5 e S!mb0lOs

Usar símbolos (#,@,%), números e alternar maiúsculo e minúsculo é uma boa maneira de confundir quem tentar hackear a sua conta. Como criar uma senha segura nem sempre é fácil, esse pequeno truque pode ajudar a torná-la muito mais forte.

Use um gerenciador de senhas

Existem formas seguras de armazenar as senhas que você utiliza no dia a dia. O próprio Google oferece um gerenciador de senhas para quem utiliza o Chrome, mas existem alguns aplicativos que fazem essa função.

Se você quiser, pode usar aplicativos que gerenciam senhas na web e no smartphone. Alguns dos principais apps são:

Dashlane
LastPass
Keeper
RoboForm

A maioria dos serviços são gratuitos, mas possuem versões pagas que oferecem alguns recursos extras aos usuários.

Guardar senha em papel ficou no passado e não é nada seguro. Usar um gerenciador de senhas garante que você poderá criar as combinações mais fortes e criativas sem correr o risco de perder ou esquecer.

< Voltar