Novidades, dicas e artigos

Os benefícios da internet para os estudos: 5 ferramentas de pesquisa acadêmica

Desde a sua criação, em 1969, nos Estados Unidos, a internet sempre teve uma forte ligação com as universidades. Chamada inicialmente de Arpanet, a principal função da internet, na época, era interligar laboratórios de pesquisa. Hoje em dia os benefícios da internet estão disponíveis para todos e podem fazer com que os estudos universitários e tornem ainda mais completos.

Para que essa expansão se tornasse possível, em 1981 foi criada a Bitnet, uma rede que interligava a Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. Foi a partir daí que o Brasil começou a participar dessa nova tecnologia. A pioneira foi a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que foi conectada ao Fermilab, um laboratório de física especializado no estudo de partículas atômicas que ficava em Illinois, nos Estados Unidos.

Das universidades americanas para todas as universidades

No século XXI, a internet se tornou uma tecnologia comum e indispensável em qualquer setor de atuação humana. Seja em fábricas, nas empresas, nas residências, a rede mundial de computadores é parte integrante de qualquer atividade do mundo atual. Logicamente, essas questões também estão presentes nos estudos universitários. No Brasil, o acesso à internet vem crescendo significativamente nos últimos anos chegando também aos meios rurais.

Entre as várias áreas em que a internet faz a diferença, o setor acadêmico é um dos que mais se beneficiam. Afinal, ela oferece muitas facilidades como o contato mais direto e mais fácil entre professores e alunos por meio de e-mails e conteúdos online. Além disso, é possível resolver questões burocráticas referentes a pagamentos, protocolos e outros assuntos que dizem respeito ao relacionamento aluno/faculdade.

Internet e Universidades

Outra grande vantagem que surge com o acesso à internet é a possibilidade de realizar cursos online. Hoje, as novas plataformas que permitem a inclusão de conteúdos de forma gratuita, como o YouTube, são importantíssimas para a disseminação do conhecimento. Mesmo para quem cursa uma faculdade de forma tradicional, existem muitos conteúdos complementares oferecidos até gratuitamente por inúmeras instituições respeitadas, como a Universidade de São Paulo (USP). Fora do âmbito universitário, o aluno também tem outras opções, como os cursos ministrados por professores de forma independente.
O próprio estudo em si ganhou um impacto profundo com o aperfeiçoamento cada vez maior dos mecanismos de busca. A busca por informação em uma pesquisa, por exemplo, que anteriormente precisava ser realizada em bibliotecas, por exemplo, hoje pode ser realizada rapidamente com o acesso a diversos bancos de dados.

Todas essas facilidades oferecidas pela internet fazem com que a vida dos alunos no período universitário transcorra de maneira mais prática. Ou seja, internet e universidade podem e devem caminhar de forma cada vez mais próxima.

Confira 5 das principais ferramentas para pesquisa acadêmica:

SciELO

Com 20 anos de funcionamento, o SciELO reúne um acervo de periódicos científicos brasileiros desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) com o suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Periódicos Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Capes, facilita as pesquisas acadêmicas por meio do portal Periódicos no qual é possível ter acesso integralmente a artigos de milhares de revistas científicas brasileiras e internacionais.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Com o objetivo de dar acesso e visibilidade às teses e dissertações brasileiras, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações disponibiliza na íntegra os estudos defendidos nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

O Google! (Acadêmico)

A principal funcionalidade do Google é, sem dúvida, buscar informações. Mas ele também tem conta com o Google Acadêmico, plataforma de pesquisa para publicações científicas, mas que tem uma funcionalidade tão simples quanto a do próprio Google.

Microsoft Academic Search

Assim como o Google, a Microsoft também está presente em todo o mundo e esse gigante também colabora com o crescimento dos estudos universitários. A ferramenta Microsoft Academic Search é desenvolvida em inglês e conta com publicações acadêmicas em todas as línguas.

O que acha que conhecer o mundo da alta velocidade da fibra óptica?
A Adapt Link possui diversos planos de internet residencial 100% fibra óptica para você desfrutar de comodidade e praticidade.

< Voltar