Novidades, dicas e artigos

Como e onde aprender online? Veja dicas de cursos grátis

Aquele velho conceito de que aprendemos apenas dentro da sala de aula já foi superado há muitos anos. Com a (grande) ajuda da internet é comum que qualquer pessoa possa aprender online sobre os mais diversos assuntos.

Afinal de contas, já se foi o tempo em que para conhecer mais sobre um assunto era obrigatório ir até uma biblioteca ou banca de revistas para buscar mais informações sobre determinado tema. Porém, em tempos de fake news é preciso redobrar a atenção para poder adquirir conhecimento de verdade dentro da internet.

Mas sem neuras, com algumas dicas é bem fácil aprender online e ficar por dentro do assunto que mais te interessa.

Cursos gratuitos são boas opções

Quem procura estudar por meio da internet já está acostumado a encontrar bons materiais, mas com preços bem salgados. Mas isso não é um obstáculo para quem quer aprender, ainda mais se você procurar um pouquinho.

Algumas escolhas deixam você aprender online sem precisar gastar nada. Sim, tudo no 0800. Engana-se quem pensa que este tipo de material é simples ou raso. Existem ótimos cursos gratuitos sobre os mais diversos temas e de formatos diferentes.

Confira alguns dos principais portais para aprender online de graça:

Coursera – Cursos e graduações com certificados!

Udemy – Mais de 4 mil opções de cursos, muitas delas gratuitas

Veduca – Aprenda de maneira interativa sobre inúmeros temas

Khan Academy – Cursos em português da Fundação Lemann

Cifra Club – Quer aprender sobre música? Esse é o seu lugar

Rock Content – Cursos sobre marketing digital e comunicação

Como e onde aprender online

Como estudar online?

Um dos maiores empecilhos para quem quer estudar, mas não consegue, é o tempo. Com a internet isso deixou de ser problema, pois é possível conciliar estudos+trabalhos+vida social+compromissos.

Procure por cursos que se encaixem na sua rotina e não tomem muito seu tempo livre. Para evitar qualquer sobrecarga, evite fazer mais de um ou dois cursos simultaneamente. Dessa maneira você consegue absorver o conteúdo e não fica com a cabeça cheia.

Uma boa dica para quem está começando é escolher os temas mais leves. Antes de se aprofundar em um assunto, procure aprender o básico e vá evoluindo de acordo com o seu ritmo e aprendizado.

Aprender online pode ser simples e descomplicado

Quando falamos em adquirir conhecimento na internet é comum que venha a imagem de cursos online ou ferramentas de pesquisa acadêmica. Isso não deixa de ser verdade, mas está longe de ser a única forma de estudar sobre um assunto.

Existem diversas fontes de informação que não exigem aulas ou que você seja obrigado a dedicar muito tempo. Sites como Brasil Escola, Super Interessante, Futura e UOL Educação são páginas que oferecem conteúdos de qualidade e que complementam o estudo sobre determinados assuntos.

Viu como é bem fácil aprender online? Basta encontrar o curso que se encaixe no seu tempo e fale sobre o assunto que mais gosta. Claro que existem opções pagas que oferecem mais recursos, mas saiba que dá pra aprender muita coisa sem precisar mexer no bolso.

< Voltar