Novidades, dicas e artigos

Fibra óptica: Mitos e Verdade

Nos filmes de ficção científica, é normal que sociedades alienígenas sejam retratadas como donas de ferramentas muito superiores às nossas, não é mesmo? O que talvez você nunca tenha percebido é que as nossas tarefas mais simples só são possíveis porque estamos cercados de tecnologia de ponta, como a fibra óptica.

Os cabos de fibra óptica ainda são considerados uma revolução nos sistemas de telecomunicação. Atualmente, as pessoas precisam de cada vez mais velocidade para trabalharem ou se divertirem on-line. Atender a essa demanda só é possível graças a essa tecnologia tão avançada.

Contudo, esse assunto ainda gera dúvidas. Se você quer entender mais sobre fibra óptica, leia este artigo até o final!

1. A Internet por Fibra Óptica é mais rápida

Verdade!

Tanto para empresas quanto para residências a internet por fibra óptica tem uma capacidade de transmitir informações com maior velocidade do que as conexões tradicionais via cabos de cobre. Isso porque a fibra óptica tem maior eficiência de transmitir dados, a “largura de banda”. Dessa forma, enquanto as redes tradicionais atingem 100 megabits por segundo (Mbps), as redes de fibra óptica atingem até 50 gigabytes por segundo.

2. A instalação é muito complexa

Mito!

Logicamente que nos primeiros anos dessa tecnologia foi necessário capacitar profissionais e desenvolver infraestrutura, mas isso aconteceu com absolutamente todas as formas de se fazer telecomunicação.

Fibra Óptica Seropédica e Paracambi

Agora, já existe todo o aparato e mão de obra necessários para levar essa tecnologia a várias regiões do país. A instalação é tão simples e rápida quanto a de uma linha telefônica comum.

Como vimos neste artigo, nossa sociedade também desenvolveu formas de tecnologia avançadas, capazes de fazer muito escritor de ficção científica ficar de boca aberta.

A fibra ótica é um exemplo disso. São vários anos de pesquisa científica levando informação a milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

3. Cabos de fibra óptica não sofrem interferências eletromagnéticas

Verdade!

Uma rede de fibra óptica não sofre com as interferências que prejudicam os outros sistemas, como interferência eletromagnética nos cabos de cobre ou de ondas de rádio, na conexão por antena.

Isso significa que uma rede distribuída por cabos de fibra não apresenta a grande perda de pacotes ou instabilidade que existe nas tecnologias mais antigas.

4. A fibra óptica é mais segura

Verdade!

Por usar luz invés de eletricidade, o cabeamento de fibra óptica é mais seguro que o de cobre ao oferecer menor risco de incêndio e não superaquecer. Além disso, os cabos de fibra óptica não sofrem distorção por conta de fatores ambientais como o vento e a chuva. Esses são os mesmos fatores, entre outros, que tornam a fibra óptica mais eficiente e tornam a conexão mais estável.

5. A Fibra óptica é mais recomendada ambientalmente

Verdade!

Um consumo de energia menor implica em uma menor emissão de carbono o que, consequentemente, é melhor para a natureza.

Isso acontece porque enquanto os cabos comuns exigem uma grande quantidade de energia para transmitir sinais elétricos, a fibra óptica necessita de muito menos para enviar feixes de luz.

< Voltar