Novidades, dicas e artigos

Fibra óptica: Para vencer é preciso ter fibra

Quando definimos alguém como “uma pessoa de fibra” significa que esse é um indivíduo de caráter, determinado, enérgico. Da mesma maneira, quando a palavra é empregada em uma disputa esportiva, podemos dizer que “para vencer é preciso ter fibra”. Ou seja, a força de vontade trará a performance necessária para que o objetivo seja conquistado. De maneira semelhante, quando falamos do acesso à internet também é preciso de fibra para ter o melhor desempenho. Mas, claro, nesse caso estamos falamos da fibra óptica.

Isso porque a relação do consumidor com os serviços que ele usa vem se transformando cada vez mais e cada vez mais rápido. Tudo isso graças às novas tecnologias. Sob esse ponto de vista o mundo virtual se torna o cenário em que quanto maior a velocidade, maior é a satisfação do cliente. E a maneira mais eficaz de garantir essa eficiência é por meio da fibra óptica.

O que é a Fibra óptica?

Parte bastante significativa do sucesso de um time de futebol se deve à velocidade. Isso porque ninguém ganha um jogo ou um campeonato ficando parado em campo.

De forma bastante semelhante a disputa entre a fibra óptica e as opções mais tradicionais é comparável a um jogo entre um time de jovens com menos de 17 anos e uma equipe de másters composta por senhores com idade e barriga avançada.

Isso porque a grande diferença entre a fibra óptica e as opções mais antigas é que os fios convencionais usam cobre ou outros metais para conduzir informações. Já os cabos de fibra óptica usam vidro e transmitem dados por meio da reflexão da luz.

E, claro, a velocidade dos garotos que compõe o time que usamos como exemplo não se demonstra apenas em um campo de futebol. Isso porque a sua energia pode ser aplicada em diversas outras modalidades.

Da mesma maneira, a eficácia da fibra óptica faz com que ela não seja usada somente nos serviços de telecomunicação e internet, mas também em equipamentos de informática, para transmitir sinais de TV e em alguns exames médicos, como a endoscopia, por exemplo.
Além disso, embora componham uma equipe, o time de meninos conta com diferentes jogadores que apresentam distintas habilidades e, assim, ocupam diferentes posições. Afinal, as habilidades de um atacante e de um lateral não são as mesmas.

Desse modo, a fibra óptica se divide em dois tipos para variadas aplicações:

Fibra óptica Multimodo – Usa um núcleo mais largo e pode ser construída com tamanhos de 50; 62,5; 82,5 ou 100 µm, por onde propagam diversas frequências de luz. É muito comum em intranets, data center e seu alcance é cerca de 2km.

Fibra óptica Monomodo – Possui um núcleo muito menor da ordem de 3 a 8 µm e pode levar dados a mais de 80 km de distância. É usado em backbone de grandes distâncias, rede principal por onde trafegam os dados de internet ou de uma rede privada.

Como funciona a Fibra óptica

Por mais alinhado e entrosado que um time seja, ele sempre recebe as ordens dadas por um técnico à beira do gramado.

E assim como uma equipe, o acesso à internet via fibra óptica também funciona de acordo com um transmissor. Presente na central da operadora de internet, por exemplo, ele converte dados em feixes de luz e, depois desse processo, começa a transmissão. Basicamente, os dados podem percorrer de 300m a 80 quilômetros teoricamente, sem sofrer distorção, mas com a ajuda de retransmissores, as distâncias podem ser maiores. Isso porque, além da velocidade, o toque de bola também é outro fundamento essencial.

Assim, quando os feixes de luz chegam às residências, eles mandam a bola para a área e um modem converte os feixes luminosos em dados. E como qualquer interferência do adversário pode ser prejudicial, fazendo com que as jogadas precisem recomeçar, esse processo acontece em altíssima velocidade e não recebe interferências. Dessa forma, a fibra óptica tem capacidade de atingir taxas de até 1 Gbps em condições ideais, sem impedimento, para fazer o gol e correr pro abraço.

O que é FTTH?

Acrônimo de Fiber-to-the-Home (ou Fibra para o lar, em português) a FTTH representa aquele último passe que o jogador de meio de campo dá para que o atacante saia na cara do gol. Isso porque a FTTH é a tecnologia que leva a conectividade da operadora até o interior de sua residência, sendo uma conexão 100% em Fibra óptica, tornando assim uma conexão mais estável e sem interferência, trazendo toda qualidade e conforto enquanto navega.

Para vencer é preciso ter fibra

Diferenças e vantagens da fibra óptica

Além da diferença da velocidade entre o time sub-17 e o de Másters, há ainda muitas outras características que poderiam fazer com que o primeiro time saísse vencedor da partida.

Isso porque, além desse ganho, o time mais jovem também dá mais chutes a gol. Esse aspecto pode ser comparado ao fato de que um cabo de fibra óptica com o diâmetro de um fio de cabelo humano pode transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas simultaneamente. Já um cabo convencional de cobre precisaria ter um diâmetro de seis metros para conduzir a mesma quantidade de informações.

Ainda, o entrosamento dentro de campo também é outro grande diferencial, uma vez que os sinais dos fios de fibra óptica também têm uma melhor performance já que eles não interferem no funcionamento de outro fio que esteja alojado no mesmo cabo de transmissão. Assim, a transferência de um arquivo, por exemplo, é realizada de forma muito mais rápida.

Outra grande vantagem está presente na qualidade do toque de bola, já que somente correr poderia fazer com que a equipe se cansasse mais rapidamente. Assim, o consumo de energia na transmissão de dados por fibra óptica é menor porque a degradação do sinal é pequena. Por esse motivo, os transmissores podem ser menos potentes em relação aos que são necessários para os fios de cobre, que precisam ter alta voltagem.

É necessário também colocar na balança o fato de que o time mais novo é também aquele em que os jogadores não estão acima do peso. Assim, os fios de cobre são mais pesados do que os de fibra óptica, que não usa eletricidade para transmitir dados, assim, não existe risco de incêndio.

Diante de todas essas características, é incontestável a superioridade da internet de fibra óptica em relação a qualquer outra tecnologia de transmissão de dados atual.

Resultado: 7 x 1.

O que acha que conhecer o mundo da alta velocidade da fibra óptica?
A Adapt Link possui diversos planos de internet residencial 100% fibra óptica para você desfrutar de comodidade e praticidade.

< Voltar