Novidades, dicas e artigos

Internet, crianças e o futuro

A internet é uma das principais revoluções que já aconteceram e está presente no cotidiano da sociedade. E isso não acontece apenas com os adultos. As crianças e a internet estão cada vez mais próximas. Inclusive, um relatório coordenado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que 1 em cada 3 usuários da web no mundo são crianças. Esse contato acontece cada vez mais cedo. Prova disso, são os diversos jogos e atividades recreativas disponíveis para essa faixa etária na rede. Também é cada vez mais comum encontrar canais do Youtube comandados por pequenos, sem falar na desenvoltura deles.

Quais são os benefícios do uso da internet na infância?

Se para os adultos, as principais vantagens da internet são a praticidade para realizar atividades cotidianas e a possibilidade de se comunicar facilmente com pessoas que estão distantes, para as crianças, os benefícios podem ser ainda mais importantes, sendo a educação a maior favorecida. Esse contato das crianças e a internet possibilita, por exemplo, que os pequenos possam aprender novas coisas de forma lúdica. Ou seja, ao brincar com jogos e aplicativos, elas adquirem conhecimentos de forma leve, sem nem perceber. Além disso, existem várias ferramentas que estimulam a memória e a concentração, tema difícil nessa fase. Consequentemente, os resultados na escola melhoram e as notas tendem a aumentar. Outro benefício que a web traz é a curiosidade por novas línguas. Afinal, é comum encontrar sites, vídeos e, principalmente, jogos em outros idiomas. Dessa forma, as crianças ficam com vontade de conhecer as palavras e seus significados.

Quais são os principais usos da web nessa idade?

Crianças e Internet: a relação pode ser saudável

A comunicação e o entretenimento ainda são predominantes, já que 79% das crianças e jovens de 9 a 17 anos usam a internet para enviar mensagens instantâneas, 75% aproveitam para escutar música online e 73% acessam as redes sociais. Porém, outras utilidades também estão ganhando a atenção dos pequenos. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, disponibilizada pela Cetic.br, 76% utilizam a internet para fazer pesquisas, inclusive para trabalhos escolares. Além disso, 51% assistem ou leem notícias enquanto está online, 28% buscam informações sobre saúde e 22% procuram informações sobre a comunidade.

Como orientar seu filho a usar a internet de forma segura e correta?

O levantamento TIC Kids Online Brasil 2017 mostra que 7 em cada 10 crianças e jovens fazem uso da internet de forma segurança, de acordo com seus pais. É claro que o contato das crianças e a internet também pode trazer dúvidas. Mas, para garantir que a utilização seja benéfica, uma boa ideia é, ao invés de estipular um horário fixo para o uso, negociar com o pequeno quanto tempo por dia ele poderá passar conectado. Dessa forma, ele mesmo começa a se organizar para isso. Também é fundamental falar com seu filho (a) sobre o compartilhamento de imagens, para que ele (a) só faça isso de forma responsável. E, no geral, é importante sempre manter uma comunicação saudável. Assim, a criança se sente à vontade e segura para conversar com você sobre qualquer conteúdo que a tenha incomodado ou sobre estranhos que estão se comunicando com ela pelas redes sociais, por exemplo.

O que acha que conhecer o mundo da alta velocidade da fibra óptica?
A Adapt Link possui diversos planos de internet residencial 100% fibra óptica para você desfrutar de comodidade e praticidade.

< Voltar