Novidades, dicas e artigos

Internet Fibra Óptica x Internet por Satélite: Qual é a melhor?

Desde a criação da internet, se torna cada vez mais difícil viver sem uma conexão. Afinal, seja no trabalho, nos estudos ou para entretenimento, boa parte das nossas atividades dependem disso. Por essa razão, a escolha do melhor plano para a sua residência e para o seu negócio é ainda mais importante. Diante dessa questão, algumas pessoas ficam em dúvida quanto à melhor escolha: a internet por fibra óptica e a internet por satélite. Se você não sabe em qual investir, está no lugar certo. A seguir vamos explicar como cada uma dessas conexões é feita e seus principais benefícios.

O que é internet por fibra óptica?

A internet por fibra óptica é realizada com cabos de fibra que tem suas partes internas revestidas por material refletor e possuindo também uma camada de proteção externa. Tudo isso permite que a transmissão de dados aconteça na velocidade da luz. Por essa razão, esse modelo mais recente veio a superar a internet por satélite, e se tornou a principal tendência em conexões de internet.

Seus maiores benefícios, são: velocidade de transmissão alta, pouca oscilação, baixo consumo de energia, redução dos riscos de superaquecimento (já que não utiliza energia elétrica), fácil instalação, demanda pouco espaço e melhor segurança dos dados. Essas características fazem com que essa seja a melhor opção para redes fixas.

O que é a internet por satélite?

Mais tradicional que o modelo anterior, a internet por satélite é fornecida da seguinte forma: o sinal sai do transmissor e chega até o satélite no espaço. Esse, por sua vez, transmite os dados até o usuário. O caminho inverso também é possível. Ou seja, o usuário também pode passar informações até o servidor, por intermédio do satélite.

Internet Fibra Óptica x Internet por Satélite

Nesse caso, não há utilização de cabos para instalação. Suas grandes vantagens, são: boa transferência de dados e mobilidade de sinal. Por esse motivo, é a melhor escolha para pessoas e empresas que trabalham de forma móvel.

Diferenças entre a internet fibra óptica e a internet por satélite

Velocidade: Em termos de velocidade de navegação, incluindo rapidez para realizar downloads e uploads, a internet por fibra óptica é mais indicada. Isso se deve principalmente porque a internet por satélite tem um tempo de latência maior.

Estabilidade: Além da tecnologia da internet por fibra óptica já garantir uma maior estabilidade, ela possui uma grande vantagem com relação à internet por satélite: por ser transmitido pelo ar, o sinal via satélite acaba sendo mais vulnerável a condições climáticas e outras variáveis.

Segurança: Como os dados navegam por uma rede mais protegida, a fibra óptica acaba sendo a opção mais segura. Além disso, sua estabilidade deixa os equipamentos menos vulneráveis a vírus.

Preço: Tanto os satélites, quanto as redes por fibra óptica são conexões robustas. Sendo assim, a internet por satélite demanda um alto investimento que é repassado para o usuário. Por outro lado, a internet por Fibra Óptica necessita de um alto investimento em infraestrutura, o que é revertido em um ótimo serviço para o cliente e se mostrando assim como a opção de melhor custo-benefício.

< Voltar