Novidades, dicas e artigos

Internet por fibra óptica: o que é e quais são as vantagens

​Nada viaja mais rápido do que a luz. Agora, imagina poder acessar à internet transmitindo dados nessa velocidade! Pois, é exatamente isso que a internet por fibra óptica faz. Por meio dela, você pode assistir filmes em HD, jogar em rede, escutar músicas e muito mais. E, claro, tudo isso com qualidade de transmissão muito superior à internet banda larga tradicional.

Afinal, como isso acontece? O processamento de informações por feixes de luz só é possível graças à tecnologia das redes de fibra de vidro. Ao contrário dos cabos de cobre, que sofrem interferência e têm baixa capacidade de transmissão, a internet por fibra óptica carrega mais informação e é mais confiável.

O que é internet por fibra óptica?

Primeiramente, precisamos retomar o funcionamento da internet. A rede mundial de computadores consiste em aparelhos do mundo todo conectados e trocando informações por meio de protocolos únicos. Essa conexão é feita, na grande maioria, por cabeamento.

A fibra óptica é uma tecnologia avançada que permite que essa transmissão de dados seja feita de forma muito mais rápida. Considere que você vai viajar do interior do Rio de Janeiro para Salvador. Você tem a opção de ir de carro, que demorará dias, ou de avião, que levará algumas horas. Nessa comparação, a internet por fibra óptica seria o avião.

Como funciona a internet por fibra óptica?

A alta velocidade e qualidade na transmissão de dados da internet por fibra óptica só é possível por causa dos cabos de fibra de vidro. Dentre desses cabos, acontece um efeito físico chamado refração, que possibilita a transmissão de dados convertidos em sinais de luz. Sem essa conversão, os dados não conseguiriam viajar tão rápido.

Um cabo de fibra óptica é composto por cinco camadas:

  • Proteção plástica: camada externa que protege o cabo e evita desgaste;
  • Fibra de fortalecimento: protege a fibra de vidro contra torções ou impactos;
  • Coating: revestimento interno que, além de proteger a fibra de vidro, isola os impactos externos e evita interferências;
  • Camada de refração: é responsável pela propagação dos feixes de luz;
  • Núcleo: feito de fibra de vidro é onde acontece a transmissão dos pulsos de luz.
Adapt Link - A melhor internet banda larga do Brasil

Vantagens da internet por fibra óptica

Atualmente, a fibra óptica é o que existe de mais avançado no mundo em relação à conexão. Dentre as principais vantagens dessa tecnologia, estão:

1) Velocidade

As redes de fio de cobre, usadas pelas conexões DSL, operam em velocidades médias de 10 Mbps e downloads de 1,25 Mbps. Enquanto isso, a fibra ótica trabalha com velocidades de 10 Gbps e downloads de 1.280 Mbps.

2) Qualidade

Devido as diferentes camadas, os sinais de internet não sofrem interferências, falhas e nem oscilações.

3) Segurança

Redes de fibra óptica são mais difíceis de serem invadidas e os usuários de terem dados roubados ou raqueados.

4) Conforto

Ninguém gosta de perder tempo esperando a internet fazer um download ou um vídeo carregar. Ou perder um jogo ou ter que ver a série favorita em baixa resolução por causa da conexão lenta. Com a internet por fibra óptica, isso não é problema.

O que acha que conhecer o mundo da alta velocidade da fibra óptica?
A Adapt Link possui diversos planos de internet residencial 100% fibra óptica para você desfrutar de comodidade e praticidade.

< Voltar