Novidades, dicas e artigos

O papel da Revolução Digital na pandemia Covid-19

A Revolução Digital auxiliou a humanidade de diversas maneiras. Com a crise Covid-19, entenda como a tecnologia é uma aliada poderosa contra a pandemia. 


Se você tem acesso a este texto, certamente está cercado de tecnologia.

E não é para menos: a Revolução Digital atinge todos os setores da indústria — e todos os aspectos de nossas vidas. Ela é a grande responsável por agilizar produções, facilitar comunicações e até ajudar em tarefas diárias.

Atualmente, com a pandemia mundial Covid-19, a tecnologia se mostrou uma grande aliada. Do auxílio médico até o mecânico, a evolução digital se mostrou vital para a segurança de milhões de pessoas.

A seguir, entenda como surgiu a Revolução Digital — e como ela está sendo utilizada durante a crise do coronavírus.

Revolução Digital: um breve histórico

1947: invenção do transistor

O transistor é um pequeno dispositivo utilizado para amplificar sinais eletrônicos. É considerado um marco por impulsionar diversas outras invenções tecnológicas.

1970: computador de uso doméstico

  • Popularização dos videogames

Anteriormente, os computadores eram utilizados pelos militares e universidades. Porém, com o uso doméstico, a expansão da indústria gera um grande aumento de empregos na área digital.

Também marca a possibilidade de transferência de arquivos pessoais. Antigamente, are através do disquete. Hoje em dia, é possível fazer tudo digitalmente através da nuvem.

Anos 80 e 90:

  • Produção de robôs para a indústria
  • Caixas eletrônicos
  • TVs de alta definição
  • Telefones portáteis (celulares)
  • Internet

A internet foi a última grande invenção que expandiu todas as outras. Hoje em dia, os principais avanços tecnológicos se dão graças à evolução da internet. Por isso, é tão importante estar adaptado às redes.

Baixe agora mesmo nosso Guia de Produtividade Digital para aprender a dominar seu tempo online.

O papel da tecnologia contra o coronavírus

Inteligência Artificial

Com a evolução da pandemia, fomos instruídos à quarentena e isolamento social. Saímos de casa apenas quando necessário, em busca de serviços essenciais.

Por isso, uma das tecnologias mais comuns durante a crise é a Inteligência Artificial.

Essa Inteligência, ou AI, nada mais é do que um mecanismo de computador que simula a mente humana. Alguns softwares são mais sofisticados do que outros.

Existem aplicativos que simulam uma conversa com um profissional de saúde. O programa lhe pergunta sobre seus sintomas e informações, e te dá um resultado baseado nas respostas.

As Inteligências Artificiais também podem prever zonas de risco, ou até mesmo identificar fake news online.

Drones e Terminais Biométricos

Para enviar equipamentos médicos para zonas de risco, na China, foram usados drones adaptados. A ideia já está sendo estudada para os Estados Unidos e Alemanha. Isso garante mais controle da zona de risco, além de maior segurança para todos.

Além disso, diversas partes no mundo utilizam terminais biométricos. Nele, basta a pessoa entrar para ter a temperatura do corpo aferida.

Alguns modelos, mais avançados, conseguem identificar o indivíduo e outros sintomas. Isso traz mais segurança para locais públicos e hospitais, já que a tecnologia realiza uma pequena triagem.

Impressão 3D

Outra tecnologia que traz enorme benefício para os hospitais é a impressão 3D.

Com a crescente demanda por materiais e equipamentos, há falta em muitas unidades. Com a tecnologia, é possível imprimir em horas o que demoraria semanas para chegar.

Diversas universidades e empresas brasileiras estão imprimindo respiradores e máscaras. Graças à essa tecnologia, é possível beneficiar unidades que estariam gravemente prejudicadas.

Conexão virtual

Frequentemente, não damos valor aos benefícios que a tecnologia apresenta. Mas, se imaginarmos por um momento o mundo sem nosso celular ou computador, imediatamente somos gratos.

Afinal, durante o isolamento social, podemos manter contato com amigos e familiares através das redes sociais. Também é possível ter acesso ilimitado à filmes, séries, músicas e até mesmo cursos gratuitos.

Por causa da Revolução Digital, nossa casa tem o limite da nossa imaginação. Com tudo a um clique de distância, nos mantemos informados sem sair de casa. E, em tempos de pandemia, esta é uma virtude impagável.

A humanidade não para de evoluir. Por consequência, a tecnologia também não. É por isso que a luta contra o Covid-19 não pode e não vai parar. Ao agirmos juntos, somos mais fortes!

< Voltar

Fale conosco!