Novidades, dicas e artigos

O que é uma rede MPLS e como ela pode ajudar a sua empresa

Os avanços tecnológicos sempre ajudaram as empresas a melhorar os seus processos de trabalho. Foi assim com a telefonia e o Fax, por exemplo. Já a internet abriu várias possibilidades de uso, como videoconferências e o envio de grandes arquivos, demanda essa que se torna ainda mais fácil de ser atendida por meio de uma conexão com protocolo MPLS.

Se você nunca ouviu falar dessa sigla, acalme-se. Não se trata de nenhum novo aparelho tecnológico, mas de uma forma mais eficiente de enviar e receber dados. Algo capaz de trazer segurança, estabilidade e qualidade para a sua conexão.

Como a minha internet funciona?

Imagine que, em um dia comum de trabalho, você precise enviar um arquivo muito grande para uma filial. Ao mesmo tempo, você terá que fazer uma videoconferência com um cliente. Tudo isso, enquanto os seus profissionais estão enviando e-mails, acessando arquivos na nuvem etc.

Todas essas informações que serão enviadas e recebidas caminham por vários roteadores. Os pacotes de dados não vão do ponto A diretamente para o B, os dados passam por muitas rotas.

Quem decide por quais caminhos as informações da sua empresa passarão são os roteadores. Essas máquinas decoram os caminhos que existem por meio de configurações manuais ou pela troca de informações com outros roteadores.

Para os roteadores, os sites que nós usamos são lidos como números, chamados de endereços de IP. Então, com o passar do tempo, esses aparelhos decoram as melhores rotas para cada endereço de IP.

O que é uma rede MPLS e como ela pode ajudar a sua empresa

Todas as rotas que o roteador acessa ficam gravadas na sua tabela de roteamento. Quanto mais rotas o roteador tiver que decorar, maior terá que ser o seu poder de processamento.

Como funciona o protocolo MPLS?

MPLS (Multiprotocol Label Switching) tem uma outra forma de organizar o tráfego de dados. Em vez de fazer com que os roteadores decorem caminhos e números de IP, esse protocolo direciona o tráfego por meio de outros números de identificação chamados de labels.

Dessa forma, a engenharia de tráfego é pensada para não sobrecarregar os roteadores, direcionando os pacotes de dados de acordo com a necessidade do cliente.

Por exemplo: suponhamos que a comunicação Voip da sua empresa seja identificada pelo Label 456. Esses dados farão o caminho que a equipe técnica decidiu ser o melhor para eles. As outras informações serão identificadas por outro label, fazendo uma outra rota que também foi desenhada por profissionais.

Por que MPLS melhora a comunicação?

A comunicação melhora porque a transmissão de dados é feita de uma forma mais inteligente pela operadora. Sempre que uma chamada de vídeo trava, por exemplo, isso significa que os pacotes de dados estão tendo dificuldades para chegarem ao seu destino.

Isso pode ocorrer porque os roteadores usados pela sua operadora não estão conseguindo direcionar o tráfego de dados de maneira adequada.

Um empreendimento não pode ter a mesma conexão de internet que um usuário doméstico, pois são necessidades completamente diferentes. Nesse caso, por mais que contrate mais velocidade, o serviço consumido ainda será aquém do esperado.

Empresas precisam de operadoras que trabalhem com protocolo MPLS, uma vez que esse sistema é capaz de atender às demandas comunicacionais desses clientes.

Continuar usando a conexão de internet inadequada, é como seguir o caminho mais longo para chegar ao destino. Isso gera desperdício de tempo e aborrecimentos.

< Voltar