Novidades, dicas e artigos

Qual a velocidade ideal para assistir vídeos em streaming?

Assistir filmes, séries, documentários, futebol e também ouvir música. Como as transmissões ao vivo mudaram nossas vidas, não é mesmo? Mas, mesmo com toda essa facilidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual a velocidade ideal para streaming e querem saber se possuem a internet adequada para essa atividade.

Isso porque esse fator é primordial para uma qualidade na hora de acompanhar seu entretenimento preferido. Por isso, se você deseja saber qual velocidade precisa para assistir Netflix, por exemplo, acompanhe este texto.

Existe uma velocidade ideal para streaming?

Sim, mas depende. Na verdade não existe apenas uma velocidade recomendada para assistir uma transmissão, esse número varia de acordo com a qualidade que você está consumindo.

Nesse caso não estamos falando de assistir algo bom ou ruim, ok? E sim sobre a qualidade de transmissão. Por exemplo, para ver um filme em HD na Netflix é preciso mais velocidade do que para ver o mesmo vídeo em SD. Em geral, quanto mais definida a imagem, maior deve ser a velocidade ideal para streaming.

A própria Netflix recomenda que a velocidade mínima é de 0,5 megabits por segundo, ou seja, para ver na “pior” qualidade precisa de pelo menos isso. Esse valor vai aumentando de acordo com a definição de imagem, até chegar no 4K.

Para a imensa maioria dos conteúdos, os vídeos são executados em SD e HD. Para cada um deles a velocidade ideal para streaming é de 3,0 Mb e 5,0 Mb, respectIvamente. No plano Premium, com conteúdos em 4K, a velocidade recomendada é de 25Mb por segundo, bem maior do que nas categorias anteriores.

Isso vale apenas para a Netflix?

Por mais que seja o serviço de streaming mais conhecido do mundo atualmente, esses parâmetros de velocidade podem ser aplicados também para outras plataformas, como o Amazon Prime Video, Globoplay e até mesmo YouTube e Spotify.

Essas velocidades são as recomendadas pois, independentemente de onde você estiver assistindo, conseguirá ter uma imagem fluida e sem “engasgos” ou travadas. Imagine você se a imagem congela bem na hora da cena final? Melhor nem pensar nisso. 😱

Lembrete: Apesar de ser importante, a velocidade ideal para streaming não é o único fator que interfere na transmissão. O equipamento é importante, pois de nada adianta ter uma internet super veloz se o seu computador, smartphone, smart TV ou vídeo game deixam a desejar.

streaming velocidade ideal

Como medir a minha velocidade de internet?

Para saber qual a sua velocidade de download, que é o que realmente importa para ver um streaming, a Netflix lançou um serviço super simples e que nem precisa ser assinante para usar.

Trata-se do Fast.com, um site que dispensa as informações técnicas, como ping e latência, e foca apenas no download. Ele ajuda a conferir se está tudo certo e se você possui a velocidade ideal para streaming.

Depois de tudo isso até deu vontade de assistir alguma coisa, né? Se você estiver sem inspiração confira algumas dicas de séries que nós separamos para você.

< Voltar