Novidades, dicas e artigos

Rede Estruturada Empresarial: O que é e qual a sua importância?

Você sabe o que é uma rede estruturada empresarial? Também conhecida como sistema de cabeamento estruturado ou, simplesmente, rede estruturada, essa solução visa melhorar a eficiência na transmissão de dados, manutenção e gerenciamento das redes de uma companhia.

Por meio de uma rede estruturada, a empresa consegue usufruir da transmissão de dados, internet, voz, telefone, com melhor qualidade e segurança. Ou seja, nada de cabos instalados de qualquer jeito ou jogados por todos os lados, o princípio é padronização, organização e layout inteligente.

O que é e como funciona uma rede estruturada empresarial

Para facilitar o entendimento, podemos usar uma referência simples. Imagine que os cabos são como mangueiras. Da mesma forma que uma mangueira dobrada, amassada ou embolada afeta no percurso da água, um cabo nas mesmas condições pode corromper o envio de dados.

O resultado é a internet que cai ou fica lenta, a vídeoconferência não carrega, o download do arquivo não finaliza, o e-mail para o cliente não é entregue, a ligação fica ruidosa, etc. dessa forma, quanto maior e mais complexa são as atividades de uma empresa, mais cuidadoso deve ser o sistema de cabeamento.

Portanto, uma rede estruturada empresarial é a padronização de toda a rede da empresa. De forma a não corromper o envio de dados, reduzir custos com manutenções, facilitar a instalação de novos aparelhos e servidores, etc. O cabeamento estruturado engloba a instalação de sistemas como: servidores, desktops, switches, roteadores, pabx, ramais, câmeras de segurança, etc.

Rede Estruturada Empresarial

Benefícios e vantagens da rede estruturada

Além dos exemplos citados, podemos dizer que as principais vantagens de um cabeamento padronizado é a flexibilidade da instalação e segurança das informações. Proporcionando benefícios como redução de custos com manutenções e agilidade nas tarefas do dia a dia da companhia.

Por exemplo, se a empresa em questão precisar modificar o layout dos móveis, se mudar de andar ou, simplesmente, instalar uma nova ilha de trabalho, com uma rede estruturada essas modificações podem ser realizadas de maneira simples. Por outro lado, se uma “gambiarra” tiver sido feita, o empresário terá alguma dor de cabeça na hora da nova instalação.

Uma empresa deve sempre zelar pela sua imagem e pelas perspectivas de crescimento. Objetivos difíceis de alcançar sem organização e uma boa estruturação interna. Por isso, investir em uma rede estruturada empresarial é importante para todos os gestores que almejam esses resultados. Facilitando as atividades rotineiras e dando suporte para as necessidades de expansão da companhia.

< Voltar