Novidades, dicas e artigos

Repetidor de Sinal: Como o seu Wi-Fi pode ficar ainda melhor

O Wi-Fi não pega direito naquela parte mais remota da sua casa? Esse problema é comum para quem mora em residências espaçosas, que têm muitos obstáculos como paredes ou que têm mais de um pavimento. Isso porque a distribuição do sinal Wi-Fi se dá de maneira horizontal e não vertical. Para resolver essa questão você pode tomar algumas medidas para aperfeiçoar o wi-fi e umas delas é usando um repetidor de sinal Wi-Fi.

O que é repetidor de sinal Wi-Fi

Trata-se de um dispositivo compacto, mas muito poderoso, que serve para ampliar a área de cobertura do sinal Wi-Fi. Dessa forma, fazendo com que os usuários desfrutem de boa conexão em lugares em que o sinal é mais fraco e/ou não chega.

Esse aparelho pode ser, ou não, da mesma marca que o roteador sem afetar significantemente a qualidade do serviço. Além de eficaz, um repetidor é muito prático, já que a instalação do mesmo pode ser efetuada de maneira simplificada pelo próprio usuário. Basta conectar o mesmo ao roteador e ligá-lo na tomada.

Como ele torna o seu sinal de Wi-Fi melhor

O funcionamento do repetidor de sinal Wi-Fi é bastante simples. Basicamente, ele recebe os dados do roteador principal da casa, assume a mesma configuração de rede e faz a retransmissão do sinal. Vale destacar que o repetidor não aumenta a velocidade contratada da internet, mas faz com que o sinal seja entregue com mais qualidade por uma área maior.

Podemos fazer uma analogia do funcionamento do repetidor de sinal wi-fi com uma corrida de revesamento de bastão, na qual o sinal de rede é o bastão. O roteador consegue “correr” somente até determinado espaço, daí em diante ele passa o “bastão” para o repetidor e esse se encarrega de levar o sinal até o restante da sua casa.

Como usar e instalar repetidor Wi-Fi

Repetidor Wi-Fi

Para instalar o repetidor de sinal Wi-Fi basta plugar o mesmo na tomada. A dica é escolher um lugar da casa onde o sinal começa a perder a qualidade, mas que ainda seja razoavelmente bom e livre de barreiras, como paredes e móveis.

Depois de instalado, você precisa saber como configurar o repetidor Wi-Fi. Essa etapa é um pouco mais demorada, mas também é bem simples. Basicamente, é preciso acessar o setup do aparelho para configurar uma conexão com o roteador. Segue o passo a passo:

• Ligue o repetidor na tomada;

• Abra o computador, encontre e acesse a rede padrão dele. O nome e a senha da rede são informados pelo fabricante, normalmente na caixa ou no manual de instruções;

• Acesse o setup do repetidor digitando o número IP do aparelho no navegador da internet;

• Dentro do setup, entre em configurações e encontre a rede Wi-Fi da sua casa;

• Faça o login na rede usando sua senha normal;

• Pronto, você criou uma conexão entre o roteador e o repetidor. Se quiser, você pode renomear a rede do repetidor de sinal wi-fi ou deixar o mesmo nome da antiga.

Além dessas etapas, os fabricantes recomendam instalar o repetidor de sinal Wi-Fi na vertical e, de preferência, em um lugar alto, pois, quanto mais alto melhor é a distribuição. Esses cuidados ajudam a melhorar a transmissão pela casa. Agora é só curtir a rede de qualquer lugar do seu lar.

< Voltar