Novidades, dicas e artigos

6 hábitos para ficar em segurança na internet

Todos os dias novas ameaças surgem na internet. Sejam vírus ou golpes, é necessário que o usuário fique muito atento aos perigos que estão por toda parte. Felizmente, desviar desses problemas é mais simples do que parece. Para garantir a sua tranquilidade, nós preparamos uma lista com os seis hábitos para ficar em segurança na internet.

1. Antivírus

Esse é um dos itens mais importantes quando falamos de proteção online. Atualmente no mercado existem boas opções gratuitas e que oferecem uma boa proteção. Mas atenção, é preciso cuidado na hora de escolher o seu antivírus, evitando aqueles que parecem suspeitos ou desconhecidos.

2. Não repita senhas

Todos nós sabemos que é difícil decorar todas aquelas senhas, ainda mais quando exigem números ou símbolos, mas elas são importantes. Por isso, sempre que possível, crie novas senhas e evite ao máximo utilizar informações óbvias.

Para aqueles que querem manter uma boa segurança na internet, mas não tem uma boa memória, a solução é utilizar um gerenciador de senhas. Você pode encontrar bons aplicativos e que guardam todos os códigos para você.

3. Não ignore atualizações

Sabemos que aquelas notificações lembrando que você precisa atualizar um programa ou o sistema operacional são chatas. Porém, elas são importantes. Na maior parte das vezes essas atualizações trazem correções de bugs e reforços na segurança.

Conforme falamos no começo, novos malwares surgem o tempo todo, por isso, estar com tudo em dia é uma boa dica para evitar problemas em seu computador.

4. Fazer login com o Facebook? Melhor não!

Você precisa, ou simplesmente quer, fazer login em algum site. É preciso digitar nome, e-mail, criar uma senha, verificar a autenticidade do e-mail…Mas eis que há uma opção mágica por meio da qual é possível resolver isso tudo com apenas um clique: “Fazer Login com o Facebook”.

Segurança na Internet

Parece ser uma boa ideia, no entanto, na internet, nem tudo o que parece, é.

Isso porque, ao fazer isso, você está cedendo a autorização para que esse site tenha acesso às suas informações pessoais e suas imagens. Isso pode, inclusive, ser comercializado para terceiros.

5. Não tem certeza? Não clique

Links suspeitos e ofertas estranhas povoam boa parte da internet. Grande parte dos cavalos de tróia e vírus são baixados acidentalmente pelos usuários, escondidos em sites, principalmente de downloads.

Outro tipo de isca que carrega muitos perigos são os banners. Com mensagens que induzem o usuário ao clique, como “seu computador está desatualizado” ou “atualize seu flash”, eles são alguns dos piores tipos de ameaças ao seu computador.

Pode parecer óbvio, mas nunca clique em anúncios desse tipo.

6. Cuidado na hora de comprar

Ofertas irresistíveis devem ser encaradas com muito cuidado, pois o barato pode sair muito caro. Uma das maiores ameaças à sua segurança na internet são os sites que coletam informações pessoais, como número de cartões de crédito ou do CPF.

Antes de adquirir aquele produto dos seus sonhos, certifique-se de que a loja virtual é segura e que oferece mecanismos de proteção aos seus dados.

Gostou das nossas dicas? Com elas você fica seguro e pode ficar com segurança na internet. Aproveite para conferir as outras dicas que já publicamos no blog da Adapt Link.

< Voltar