Novidades, dicas e artigos

Sistema VoIP: Saiba o que é e porque sua empresa precisa dele

Com a concorrência do mercado crescendo mais a cada dia, um dos principais objetivos de muitos empresários é alavancar as vendas reduzindo seus custos. Afinal, esse é o segredo para ter um negócio saudável, com uma boa margem de lucro. No entanto, é preciso tomar cuidado quando o assunto é corte de gastos, principalmente porque muitas soluções em internet para empresas aparentam ser baratas em um curto prazo, mas com o passar do tempo acabam se mostrando como uma grande irresolução. Oposto a isso, o sistema VoIP reduz drasticamente os valores gastos com a rede de telefonia e mantém a mesma qualidade das ligações analógicas.

O que é o Sistema VoIP?

Usado por aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype, o sistema VoIP surgiu como uma alternativa para os serviços de telefonia tradicionais. A partir dele, é possível realizar transmissões de voz por IP (Protocolos de Internet), transformando os sons analógicos em dados digitais. Ou seja, ele se resume basicamente a uma transmissão de voz feita em tempo real por meio de uma conexão com a internet.

As vantagens do sistema VoIP para as empresas

Na prática, o uso do sistema VoIP é sinônimo de economia. Afinal, suas tarifas chegam a ser gratuitas ou têm pelo menos 90% de redução nos custos, se comparados às redes de telefonia tradicionais. Ou seja, empresas que precisam realizar diariamente ligações de longa distância ou internacionais, podem fazer as chamadas sem se preocuparem com as contas do final do mês. A mobilidade também é um ponto forte, já que é necessário apenas um aplicativo e uma conexão com a internet para fazer as ligações.

Sistema VoIP: Uma solução rentável de internet para empresas

Além disso, o serviço também pode oferecer funções bastante interessantes para os negócios, como saudações programadas, ramais, gravação de chamada, identificador de número e passagem automática de ligações.

Como funciona o Sistema VoIP?

Quando o usuário realiza uma chamada usando o sistema VoIP, a voz capturada é convertida em dados. Em seguida, ela é transmitida pela internet para protocolos TCP/IP (conjunto de protocolos de comunicação). Essa difusão acontece basicamente de duas formas: de um computador para outro ou de um computador para um telefone. Basta que os aparelhos utilizados tenham um bom acesso à web, microfone, autofalante e placa de som para que a ligação ocorra de forma natural, como se fosse feita por um serviço tradicional.

Quando surgiu o Sistema VoIP?

Apesar de só ter ganhado mais espaço nos últimos anos, essa tecnologia já existia desde a década de 1990. Porém, antigamente ela não tinha muita visibilidade. Conforme a internet Banda Larga foi ganhando força, essa solução passou a ter mais investimentos, o que consequentemente levou a grandes avanços.

E você, vai deixar a sua empresa no passado?

E você, vai deixar a sua empresa no passado?

< Voltar