Novidades, dicas e artigos

Spyware: O que é e como se proteger deste mal

Por muitos anos os vírus assustaram os internautas em todo o mundo. E um tipo infelizmente muito popular deles é o spyware, que nada mais é do que um espião que se infiltra em um computador para observar informações, geralmente dados bancários e senhas.

Esses programas são instalados nas máquinas sem o consentimento do usuário, que muitas vezes sequer faz ideia de que está infectado e sendo constantemente observado. Especialistas consideram o spyware uma das formas mais perigosas de malwares, que é como são chamados os vírus de computador.

Hoje vamos conhecer um pouco mais desse mal, e principalmente, saber como se proteger dele.

Como um spyware se instala no computador?

Na maioria dos casos o spyware é instalado junto com algum outro programa. Sabe aqueles downloads em sites pouco confiáveis e que vêm acompanhados com mais um monte de coisas? Então, muitas vezes é em situações como essa que um spyware entra escondido em uma máquina.

Esse mal acaba entrando como um cavalo de Tróia e prejudica seriamente a segurança da navegação do usuário.

Spyware: O que é e como se livrar desse mal

Quais são os riscos de um spyware?

Um spyware pode registrar todos os movimentos e imagens de um usuário. Desde a captura de tela até mesmo a digitação de uma senha. Por rodar em segundo plano, ou seja sem que a pessoa perceba a presença, ele circula livremente por todo o sistema operacional.

Como perceber se meu computador está infectado?

O principal vestígio de presença de spyware é a lentidão no sistema. Imagine que um programa está rodando o tempo todo, isso acaba sobrecarregando o processamento e deixando toda a máquina mais devagar.

Se você notar que de repente o seu computador começou a apresentar essa característica é hora de verificar a presença de malwares.

A melhor maneira é com bons programas antivírus, por mais que seja tentador, procure evitar aqueles que são oferecidos em sites duvidosos ou que pedem para que você instale algum navegador ou programa do gênero. Softwares de proteção confiáveis não costumam agir assim, então fique de olho.

Como se proteger?

Para começar um programa antivírus de qualidade é um grande aliado na proteção de um computador. Ele verifica páginas da internet que você visita e também checa todos os downloads que você faz. Isso garante mais tranquilidade e segurança para você.

Mas claro que esse fator não irá ajudar muito se o próprio usuário não se cuidar. Evitar fazer downloads ilegais ou em páginas suspeitas e não entrar em sites desconhecidos são consideradas boas práticas para evitar a entrada de um spyware.

Lembre-se também que já existem vírus infectando smartphones, então o procedimento de cuidado deve ser o mesmo, independente do dispositivo que você estiver usando.

Um mito muito propagado é que os aparelhos da Apple não contraem vírus, mas isto não é verdade. Já existem diversos tipos de spywares infectando Macs e iPhones, portanto se você tem algum deles é preciso ter o mesmo cuidado de um computador tradicional.

< Voltar