Novidades, dicas e artigos

A velocidade da sua internet é compatível com o seu dispositivo?

Possuir uma alta velocidade de internet internet banda larga não garante necessariamente que você vai conseguir atingi-la. Isso porque, mesmo que o seu provedor de internet lhe dê as condições necessárias pode ser que o seu notebook, celular ou videogame tenha uma outra versão do protocolo de conexão wireless.

Desenvolvidos pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) esses protocolos garantem que todos os aparelhos possam se comunicar entre si usando a mesma tecnologia. No entanto, ainda que eles possam conversar, isso não garante que essa conversa seja fluida e que a velocidade de internet seja alta.

O que pode acontecer, por exemplo, é o fato de o seu dispositivo ser de um padrão que proporcione uma velocidade de até 450 megabits por segundo (Mbps). Neste caso, por maior e melhor que seja o seu provedor de serviços e a velocidade que você contratou, essa velocidade é o máximo que você poderá alcançar.

Por conta disso, os padrões de protocolo mais usados atualmente são 802.11n e 802.11ac, que podem chegar a até 1.300 Mbps.

Velocidade de internet e a frequência de banda

Além do protocolo de conexão wireless outra questão que envolve a qualidade, a estabilidade de conexão e a velocidade de internet é a frequência de banda.

Os padrões antigos, que apresentam as letras a/b/e/g no final, tinham uma operação em 2.4 Giga-Hertz (GHz), sinais esses que são emitidos até hoje por muitos aparelhos como os telefones sem fio, fator esse que pode fazer com que o seu sinal de internet fique ruim.

Já os padrões mais novos operam com menos perturbações por conta de operar em 5GHz. E para tornar essa questão ainda melhor, no futuro o padrão ad irá permitir uma transferência de até 7 Gbps ao operar na faixa de 60GHz.
Confira abaixo a frequência de operação de cada padrão e a sua velocidade máxima:

802.11b

2,4 GHz

11 Mbps

802.11a

5 GHz

54 Mbps

802.11g

2,4 GHz

54 Mbps

802.11n

2,4 GHz ou 5 GHz

600 Mbps

802.11ac

5 GHz

1300 Mbps

Velocidade de internet: a compatibilidade de dispositivos está diretamente relacionada

Duas bandas?

É possível perceber na tabela acima que o padrão 802.11n opera tanto na frequência 2,4 GHz quanto 5 GHz. Como isso funciona?

Assim como há dispositivos móveis que atuam em duas bandas, ou dual-band, há também roteadores que trabalham nessas duas faixas de frequência. E como quanto maior a frequência, mais rápida se dá a transmissão de dados, a operação em 5 GHz entregaria um sinal mais rápido, mas operando em um alcance mais limitado. Por outro lado, a frequência de 2,4 GHz proporciona um sinal mais lento, mas alcançando distâncias maiores.

Isso acontece porque as ondas perdem força mais rápido em frequências mais altas, por isso, a banda de 5 GHz também está mais suscetível a interferências vindas de outros objetos e obstáculos.

Por outro lado, outra questão que envolve os modens dual-band é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados. Isso porque a frequência de 2,4 GHz tem menos canais e apenas três deles são se sobrepõe. Oposto a isso, a opção de 5 GHz suporta até 23 canais sem sobreposição.

O que acha que conhecer o mundo da alta velocidade da fibra óptica?
A Adapt Link possui diversos planos de internet residencial 100% fibra óptica para você desfrutar de comodidade e praticidade.

< Voltar