Depositphotos_137368954_xl-2015-1024x707

As melhores plataformas de streaming para jogos: prós e contras de cada uma!

No isolamento social, os streamers brasileiros de games observaram sua audiência crescer — e até dobrar. Mas as transmissões ao vivo não são novidade para quem vive no universo dos jogos.

Para quem é gamer, a stream é uma maneira de encontrar pessoas com os mesmos interesses. Além de aprender truques sobre seus jogos favoritos, você faz parte de uma comunidade. Além disso, há a chance de se destacar enquanto se diverte.

E aí, que tal começar a fazer seus próprios streams? Descubra aqui os prós e contras das maiores plataformas de transmissão — e qual é a ideal para você!

Prós e contras das melhores plataformas de streaming

1. Twitch

A maior vantagem do Twitch é a sua comunidade de usuários. Afinal, seus espectadores veem mais horas de lives do que qualquer outro competidor. 

Além disso, a união entre jogadores e espectadores cria um ambiente de cooperação. As assinaturas são incentivadas e presenteadas, com conteúdos e benefícios exclusivos. 

O Twitch conta com uma audiência considerável para a maioria dos jogos. Isso porque ele permite uma transmissão simples para a maioria das plataformas. 

No computador, é possível customizar tudo facilmente pelo Twitch Studio. Para consoles, há aplicativos próprios para PS4 e Xbox One. 

Porém, caso você queira transmitir games de celular, como Free Fire, terá mais dificuldade.

O app para smartphones não possui opção de transmissão. Logo, o streaming ainda é complicado e perde para concorrentes como o Facebook Gaming. 

2. Facebook Gaming

Quando a rede social resolveu apostar em streaming de jogos, havia muita dúvida. Afinal, seria possível construir uma comunidade gamer no site?

Com o passar do tempo, o temor de misturar a vida real com a virtual se dispersou. O Facebook ofereceu à seus usuários um enorme alcance. Com alguns cliques, é possível divulgar a transmissão em grupos e páginas interessados no assunto. 

Além disso, por ser integrado à rede social, existe a presença de uma timeline e de mensagens. É uma grande vantagem comparada às outras plataformas, onde a única interação é o vídeo. 

Outro diferencial interessante é a possibilidade de criar e gerenciar torneios.

Um obstáculo para jogadores mais casuais é a dificuldade de montar o setup para a transmissão

Ao contrário do Twitch, é necessário usar softwares de terceiros para fazer stream pelo PC. Nos consoles, é preciso um gravador de tela para receber o áudio e vídeo do monitor.

Porém, para jogadores de games de celular, há uma vantagem. O app, disponível para Android, já permite transmissões diretamente do smartphone. 

3. Transmissões Stream

Uma plataforma que pegou a todos de surpresa ao apostar nas transmissões ao vivo foi a Steam. Se você é fã de jogos de PC, certamente já possui o client instalado.

É possível ver streams na plataforma na guia Comunidade. Porém, a empresa está integrando cada vez mais a função pelo aplicativo. Agora, é normal ver transmissões na Página Inicial ou até ao clicar em um jogo. 

Para transmitir, bastar ter a Steam no PC. Não é preciso nenhuma configuração externa ou equipamento adicional.

É possível selecionar quem pode te assistir: apenas amigos ou qualquer usuário. Você também tem a opção de realizar transmissões privadas, que são acessadas através de solicitação.


Ainda não é possível ter um layout personalizado. Ainda assim, a plataforma ainda permite certo grau de customização para que você fique satisfeito com o vídeo.

Infelizmente, o recurso ainda não está disponível para usuarios de OS X e Linux

4. Youtube Gaming

Esta é uma plataforma nova, que funciona como o próprio Youtube. Aliás, você pode utilizar seu próprio canal para fazer as transmissões ao vivo

As streams podem ser acessadas pelo site do Youtube, ou pelo app Youtube Gaming. Isso disponibiliza suas partidas para um grande público.

Como na Steam, há a possibilidade de fazer lives privadas. Aqui, elas só podem ser acessadas através de um link. 

Por enquanto, uma desvantagem é que não é possível customizar sua stream, já que todas as transmissões seguem um “padrão.” Alguns usuários apontam que as restritas condições de monetização do Youtube também são um problema. 

Para escolher a sua plataforma, é preciso considerar qual suporta melhor seus games favoritos. Uma dica é pesquisar os principais streamers do gênero e ver onde eles se encontram. Além disso, você precisa ter uma internet de alta velocidade e estabilidade para conseguir jogar sem complicações. Confira o plano Adapt Game pensado exclusivamente para jogadores natos!

Qual a sua escolha? Aperte o play e comece a jogar!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificado Homologação
da Adapt Link pela Anatel

Atendimento

Como você prefere ser atendido?