Os benefícios da internet para os estudos: 5 ferramentas de pesquisa acadêmica

[vc_row][vc_column][vc_custom_heading source=”post_title” font_container=”tag:h1|font_size:30px|text_align:center|color:%2300a3d9|line_height:28px” google_fonts=”font_family:Open%20Sans%3A300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C600%2C600italic%2C700%2C700italic%2C800%2C800italic|font_style:600%20bold%20regular%3A600%3Anormal”][vc_empty_space][vc_column_text]Desde a sua criação, em 1969, nos Estados Unidos, a internet sempre teve uma forte ligação com as universidades. Chamada inicialmente de Arpanet, a principal função da internet, na época, era interligar laboratórios de pesquisa. Hoje em dia os benefícios da internet estão disponíveis para todos e podem fazer com que os estudos universitários e tornem ainda mais completos.

Para que essa expansão se tornasse possível, em 1981 foi criada a Bitnet, uma rede que interligava a Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. Foi a partir daí que o Brasil começou a participar dessa nova tecnologia. A pioneira foi a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que foi conectada ao Fermilab, um laboratório de física especializado no estudo de partículas atômicas que ficava em Illinois, nos Estados Unidos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_custom_heading text=”Das universidades americanas para todas as universidades” font_container=”tag:h2|font_size:20px|text_align:left|color:%236cbca7″ google_fonts=”font_family:Open%20Sans%3A300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C600%2C600italic%2C700%2C700italic%2C800%2C800italic|font_style:600%20bold%20regular%3A600%3Anormal”][vc_column_text]No século XXI, a internet se tornou uma tecnologia comum e indispensável em qualquer setor de atuação humana. Seja em fábricas, nas empresas, nas residências, a rede mundial de computadores é parte integrante de qualquer atividade do mundo atual. Logicamente, essas questões também estão presentes nos estudos universitários. No Brasil, o acesso à internet vem crescendo significativamente nos últimos anos chegando também aos meios rurais.

Entre as várias áreas em que a internet faz a diferença, o setor acadêmico é um dos que mais se beneficiam. Afinal, ela oferece muitas facilidades como o contato mais direto e mais fácil entre professores e alunos por meio de e-mails e conteúdos online. Além disso, é possível resolver questões burocráticas referentes a pagamentos, protocolos e outros assuntos que dizem respeito ao relacionamento aluno/faculdade.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2582″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1529518459701{margin-top: -20px !important;}”][vc_column_text]Outra grande vantagem que surge com o acesso à internet é a possibilidade de realizar cursos online. Hoje, as novas plataformas que permitem a inclusão de conteúdos de forma gratuita, como o YouTube, são importantíssimas para a disseminação do conhecimento. Mesmo para quem cursa uma faculdade de forma tradicional, existem muitos conteúdos complementares oferecidos até gratuitamente por inúmeras instituições respeitadas, como a Universidade de São Paulo (USP). Fora do âmbito universitário, o aluno também tem outras opções, como os cursos ministrados por professores de forma independente.
O próprio estudo em si ganhou um impacto profundo com o aperfeiçoamento cada vez maior dos mecanismos de busca. A busca por informação em uma pesquisa, por exemplo, que anteriormente precisava ser realizada em bibliotecas, por exemplo, hoje pode ser realizada rapidamente com o acesso a diversos bancos de dados.

Todas essas facilidades oferecidas pela internet fazem com que a vida dos alunos no período universitário transcorra de maneira mais prática. Ou seja, internet e universidade podem e devem caminhar de forma cada vez mais próxima.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Confira 5 das principais ferramentas para pesquisa acadêmica:
” font_container=”tag:h2|font_size:20px|text_align:left|color:%236cbca7″ google_fonts=”font_family:Open%20Sans%3A300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C600%2C600italic%2C700%2C700italic%2C800%2C800italic|font_style:600%20bold%20regular%3A600%3Anormal”][vc_empty_space][bsf-info-box icon=”Defaults-thumb-tack” icon_size=”20″ icon_color=”#4285bf” title=” SciELO”]Com 20 anos de funcionamento, o SciELO reúne um acervo de periódicos científicos brasileiros desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) com o suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).[/bsf-info-box][bsf-info-box icon=”Defaults-thumb-tack” icon_size=”20″ icon_color=”#4285bf” title=” Periódicos Capes”]A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Capes, facilita as pesquisas acadêmicas por meio do portal Periódicos no qual é possível ter acesso integralmente a artigos de milhares de revistas científicas brasileiras e internacionais.[/bsf-info-box][bsf-info-box icon=”Defaults-thumb-tack” icon_size=”20″ icon_color=”#4285bf” title=”Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”]Com o objetivo de dar acesso e visibilidade às teses e dissertações brasileiras, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações disponibiliza na íntegra os estudos defendidos nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.[/bsf-info-box][bsf-info-box icon=”Defaults-thumb-tack” icon_size=”20″ icon_color=”#4285bf” title=”O Google! (Acadêmico)”]A principal funcionalidade do Google é, sem dúvida, buscar informações. Mas ele também tem conta com o Google Acadêmico, plataforma de pesquisa para publicações científicas, mas que tem uma funcionalidade tão simples quanto a do próprio Google.[/bsf-info-box][bsf-info-box icon=”Defaults-thumb-tack” icon_size=”20″ icon_color=”#4285bf” title=”Microsoft Academic Search”]Assim como o Google, a Microsoft também está presente em todo o mundo e esse gigante também colabora com o crescimento dos estudos universitários. A ferramenta Microsoft Academic Search é desenvolvida em inglês e conta com publicações acadêmicas em todas as línguas.[/bsf-info-box][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][vc_column_text]

O que acha que conhecer o mundo da alta velocidade da fibra óptica?
A Adapt Link possui diversos planos de internet residencial 100% fibra óptica para você desfrutar de comodidade e praticidade.

[/vc_column_text][botao-wx posicao=”text-center” cor=”botao-verde” link_do_botao=”url:http%3A%2F%2Fadaptlink.com.br%2Finternet-banda-larga-para-casa%2F|title:CONHE%C3%87A%20NOSSOS%20PLANOS%20DE%20INTERNET%20RESIDENCIAL||”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificado Homologação
da Adapt Link pela Anatel