home-office-sem-segredo

Home-office sem segredo: 10 dicas para trabalhar em casa e ser muito produtivo

Estar presente fisicamente no escritório do seu trabalho não é sinônimo de produtividade. E estar em casa não é sinônimo de não produzir. A quarentena nos mostrou isso a força.

Uma coisa não podemos negar: a quarentena colaborou com a Era Digital e, ainda, pôs empresas e colaboradores a repensarem processos e produtividade fora do local de trabalho. Mas, e como ser produtivo trabalhando em casa? Separamos algumas dicas que irão te mostrar que não existe segredo.

  • Mantenha sua rotina e estabeleça horários

Pra não perder o ritmo, siga a mesma rotina de tarefas que já está acostumado, como se fosse sair de casa pra trabalhar. Estabelecer horários também é de extrema importância. Não que ele não possa ser flexível, mas é preciso dedicar algum tempo do dia para fazer exatamente o que tem que ser feito. Se você funciona melhor à noite, nada impede que esse seja seu horário mais intenso de trabalho.

  • Troque de roupa

Não fique de pijama! Ponha roupas confortáveis, mas que não te deixem com preguiça (como o pijama). O importante é estar à vontade!

  • Crie um ambiente propício

A maioria de nós está sujeito a todo tipo de distrações enquanto trabalha. Raras são as pessoas que conseguem se concentrar em qualquer lugar. Por isso é tão importante criar um ambiente específico para desenvolver suas atividades profissionais. Ponha o celular no silencioso ou desligue as notificações, pois acredite, será distração na certa.

  • Entenda a diferença entre lazer e trabalho

Assim como é importante criar um ambiente livre de distrações, também é essencial evitar trabalhar enquanto faz outras coisas. Evite aquela ideia de “ganhar tempo” e tomar café da manhã ou almoçar na frente do computador. Isso não faz bem pra sua saúde e nem pra sua produtividade.

  • Planeje suas tarefas

Agendas, blocos e planners são grandes aliados da produtividade. Anotar suas tarefas e ir riscando quando feito facilita a visualização das mesmas, dando uma dimensão rápida de quanto trabalho ainda precisa ser feito.

  • Defina prioridades

O princípio-chave do gerenciamento de tempo e da vida é organizar e executar conforme prioridades e metas. Definir prioridades é ter foco. Priorizar vai te ajudar a tomar decisões e saber usar seus recursos em função do seu foco.

  • Estabeleça prazo

Quando você tem “todo o tempo do mundo” é muito mais fácil procrastinar. Estabelecer prazos consistentes para cada trabalho que você precisa entregar, evita que você caia na armadilha de deixar tudo pra última hora.

  • Faça pausas

Quando está difícil se concentrar em algo ou você não está conseguindo produzir, pode ser sua mente pedindo uma pausa. Pode ser que você precise apenas levantas do computador, alonga-se e tomar um café. Tirar uns minutinhos pode ser o up que sua criatividade precisa para voltar a fluir.

  • Não exagere nos lanches

Em casa fica fácil beliscar e fazer lanches ao longo do dia, mas além de não ser bom para sua concentração, também não será bom para a sua saúde. Siga a mesma rotina nutricional que você seguiria se estivesse trabalhando fora. Caso ela não fosse boa, aproveite a quarentena pra mudar alguns hábitos.

  • Aproveite a flexibilidade

Essas são dicas para você por onde começar seu home-office de um jeito produtivo. Mas, de vez em quando, esqueça todas essas dicas e planeje suas próprias. Entendendo e planejando sua rotina, quase tudo é possível!

  • Terminou suas tarefas? Desligue-se!

Ao contrário do que parece, muitas vezes o problema do home-office não é que as pessoas não vão produzir, mas a dificuldade em se desligar do trabalho. Ainda mais em tempos de isolamento, separar a rotina pessoal da profissional pode ser confuso. Então, se você fez todos os “passos” acima, cumpriu suas tarefas e prazos, não há porque se cobrar. Planeje o dia seguinte, finalize o que tiver que finalizar e vá descansar!

É importante lembrar: o excesso de trabalho pode levar ao esgotamento físico e mental, e isso faz com que você seja menos produtivo. Além disso, não há nenhum momento mais apropriado que este para dizer que cuidar da sua saúde e do seu bem-estar também devem ser uma prioridade no home-office, especialmente durante a quarentena.

Viu como é possível ser produtivo no home-office e não existe segredo? Basta um pouco de planejamento e organização, e você será até mais produtivo. Compartilhe esse conteúdo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificado Homologação
da Adapt Link pela Anatel

Atendimento

Como você prefere ser atendido?