internet-fibra-optica-1024x683

Qual a diferença entre internet via rádio e internet fibra óptica?

Talvez você não saiba, mas desde o seu surgimento, a internet já passou por inúmeras alterações. Uma delas é a forma como o sinal é transmitido pela operadora e recebido pelo cliente. A internet via rádio era a opção mais popular, mas há alguns anos a fibra óptica foi criada e trouxe uma alternativa interessante para os assinantes.

Ter um bom plano de internet se tornou algo indispensável. Seja para empresas ou residências, todo mundo quer um bom sinal, que possibilite trabalhar online, interagir com outras pessoas, acessar as redes sociais e até mesmo aproveitar os momentos de lazer. Para que isso seja possível, existem duas formas principais de transmissão: a internet via rádio e a internet fibra óptica. Como elas funcionam e qual é a melhor para você? Descubra a seguir!

Como funciona a internet via rádio?

Como o nome já sugere, a transmissão do sinal de internet ocorre através de ondas de rádio. Nesse caso, o sinal é enviado por meio de um link usando provedores que são conhecidos como “pops”. Para que isso seja possível, é preciso que a rede conte com uma torre que deve estar localizada em uma região central, que não sofra interferência, e uma antena que capte o sinal no local de destino.

Ou seja, para que a internet via rádio seja possível, ela depende de três pontos: a contratação do link, a transmissão que é feita de uma torre e uma antena para receber o sinal na casa ou empresa do assinante.

Como funciona a internet fibra óptica?

Na internet fibra óptica, os dados saem da central da operadora e chegam até o assinante através de um cabo. Ele é composto por fios de vidro e um revestimento plástico reflexivo, que deixam o cabo robusto e resistente a qualquer interferência. Dentro dele, o sinal é transformado em luz, garantindo que chegue até o ponto final mais rapidamente.

Comparando as duas opções

Existem dois pontos principais que devem ser levados em consideração no momento de contratar um serviço de internet: a estabilidade do sinal e a velocidade.

Estabilidade

Para que a internet via rádio seja estável, ela depende de alguns fatores. O principal deles é que não haja nenhuma interferência entre a antena que transmite o sinal e a que o recebe. Sendo assim, a distância entre esses dois pontos faz toda a diferença. Mas outros fatores externos também podem acabar prejudicando o sinal, como chuvas, muros, prédios, entre outros.

Já, no caso da fibra óptica, como todo o sinal é transmitido por um cabo robusto, a perda de dados durante o trajeto é muito pequena. Como resultado, o assinante recebe um sinal mais estável e pode navegar na internet sem problemas.

Velocidade

Com relação à velocidade, a internet fibra óptica tem uma grande vantagem. Para que você tenha uma ideia, vamos te mostrar a diferença em números. Enquanto algumas operadoras de internet via rádio conseguem oferecer planos com 10 Mb/s (unidade de medida que equivale a 1.000.000 de bytes por segundo), as de internet fibra óptica passam dos 50 Mb/s com facilidade. Sendo que podem chegar a 200 Mb/s, com potencial para aumentar ainda mais.

O que isso quer dizer na prática? Que com uma velocidade maior, é possível baixar músicas e fotos, fazer ligações de voz ou vídeo, jogar online, ver filmes e realizar várias outras atividades com uma navegação rápida.[/vc_column_text][vc_column_text]Com todas essas informações, é fácil perceber que a internet fibra óptica é uma alternativa vantajosa, que possui um custo benefício elevado, proporcionando inúmeros benefícios para o assinante.

Quer todas essas vantagens na sua casa? Confira nossos planos aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificado Homologação
da Adapt Link pela Anatel

Atendimento

Como você prefere ser atendido?