Como a internet das coisas afeta sua empresa
A Internet das Coisas (IoT, em inglês: Internet of Things) é um termo que ganhou destaque entre as empresas. Não é mais visto como algo distante, vindo de filmes de ficção-científica, hoje já é cada vez mais realidade.
O conceito muda e mudará profundamente nossa vida, nossas tarefas e, certamente, a forma como gerenciamos uma empresa.
O que é Internet das Coisas (IoT)?
A Internet das Coisas é um sistema de objetos interconectados por meio da internet. Esses objetos têm o potencial de interagir entre eles e são capazes de receber, compartilhar e analisar dados.
Os dispositivos IoT podem ser qualquer dispositivo autônomo que esteja conectado à internet e que possa ser controlado de forma remota. Alguns exemplos do nosso cotidiano:
- Lâmpada
- Ar condicionado
- Carro
- Geladeira
Estes objetos podem estar conectados entre si e otimizar as atividades. Por exemplo: você chega em casa de carro, o carro envia um sinal e o ar condicionado já é acionado para climatizar o ambiente para você. Da mesma forma, a lâmpada do seu quarto acende e a geladeira já vai listar as comidas disponíveis antes de você chegar.
São muitas possibilidades de aplicação da Internet das Coisas no nosso dia a dia. Da mesma forma acontece com as empresas. O IoT já traz vantagens e aumento de performance.
O que vai acontecer com a internet das coisas nas empresas?
O uso de dispositivos IoT já está disseminado em vários setores, como agricultura, transporte ou saúde. O avanço tecnológico vai mudar também a forma como você administra sua empresa, o que traz muitos benefícios.
Acesso a um maior volume de dados
A Internet das Coisas permite acesso a uma grande quantidade de dados úteis. É possível, por exemplo, analisar métricas e explorar como o comportamento dos seus clientes impacta nas vendas do negócio. Desse jeito, por consequência, você descobre jeitos de crescer a receita.
Por meio do IoT também dá para controlar esses dados constantemente. Isso implica ter informações valiosas a tempo, o que é também uma vantagem competitiva.
As empresas precisam se preparar para essa mudança e saber lidar com o volume de dados. Para tanto, é essencial investir em software adequado e em profissionais com grande capacidade analítica.
Maior produtividade e eficiência
Você vai administrar a sua equipe e seu negócio com eficiência a partir da análise dos dados capturados pelos aparelhos IoT. Com mais e melhores informações sobre seus clientes e o mercado, a produtividade do seu negócio vai aumentar.
A equipe vai poder fazer mais em menos tempo. Softwares e dispositivos IoT permitem que os funcionários façam tarefas em grande escala de um jeito mais rápido e com menor probabilidade de erros.
Se a eficácia e a produtividade aumentam, consequentemente, a chance dos lucros aumentarem também é alta.
Rastreamento e gerenciamento de inventário
Caso a empresa use armazenamento físico e enfrente problemas para rastrear e gerenciar inventário, a sua equipe deve perder muito tempo com isso.
O IoT também pode ajudar com esse trabalho por meio de automações. Você pode, por exemplo, instalar dispositivos que auxiliam no gerenciamento de alterações de inventário. Dessa forma os colaboradores poderão focar em tarefas essenciais para o desenvolvimento do negócio.
Comunicação e trabalho remoto
Se o seu negócio não lidar com inventário físico você não precisa mais estar fisicamente presente para trabalhar, certo? Com a possibilidade de usar softwares em nuvem e dispositivos portáteis, o trabalho remoto já é realidade em diversas empresas. Ou seja, com um bom plano de internet e um celular você é capaz de administrar a empresa.
Além disso, segundo pesquisas, trabalhadores remotos são mais felizes e produtivos – o que vai melhorar significativamente seu desempenho.
Gerenciamento regular de dispositivos
Para que a tecnologia funcione de forma correta é preciso atualizar os dispositivos IoT constantemente. Pode levar tempo para achar o software mais atual, mas é um passo essencial para o avanço do seu negócio.
Prepare a sua empresa para a transformação
A Internet das Coisas deu base para o surgimento do conceito de casas inteligentes. Entretanto, está mais do que na hora de falarmos sobre empresas inteligentes. Há um novo mundo pela frente, e você precisa se preparar para a Transformação Digital.
Com a complexidade do uso de dados pode ser preciso dar atenção especial à colaboração de especialistas em análise de dados, além da estabilidade na conexão da sua empresa. Assim será possível implementar novas tendências e modelos de negócio na organização.