As profissões do futuro: 4 formas de dominar o mercado de tecnologia
Trabalhar com tecnologias já não é algo exclusivo aos profissionais de TI ou engenheiros. O mundo digital produz grandes quantidades de dados, que servem para diversos propósitos no mercado de tecnologia. Isso implica na valorização de profissionais que saibam essa dinâmica e usem os dados estrategicamente. A automação já tem sido utilizada para realizar tarefas mais repetitivas. É uma tentativa de aumentar a produtividade e, assim, deixar mais tempo para os trabalhadores se dedicarem a atuações mais criativas e analíticas. Logo, fatores como o aprendizado de máquinas fará com que lidar com máquinas inteligentes seja comum em um futuro breve.
Afinal, o que são as profissões do futuro?
Profissões do futuro são trabalhos com forte chance de crescimento nos próximos anos.
Isso se dá devido às atividades desenvolvidas pelos profissionais do futuro se tornarem mais importantes, dentro das empresas nas quais o posto já existe. Ou porque surgirão novas empresas exatamente com demandas para esses trabalhos.
Seja qual for o motivo, quando a tendência se confirma, a procura pelos profissionais capacitados a exercer aquela função aumenta. E aí ocorre o mesmo quando um produto tem grande procura nos mercados: seu preço aumenta.
O que significa que quem se propôs a desenvolver tais habilidades, provavelmente, receberá um ótimo salário.
Os desafios
Com novas profissões existem novas demandas no mercado de tecnologia, e com novas demandas, encontram-se novos desafios. Por mais que a gente não tenha bola de cristal para acertar o futuro, podemos antecipar certos obstáculos baseado no que vivemos hoje. Até porque alguns desses obstáculos já conseguimos ver, por exemplo, as estratégias de utilização de dados das empresas.
Cerca de 1,7 Mb, em 2020, de dados por segundo foram gerados para cada pessoa no mundo inteiro, segundo conta a IBM. De acordo com a Forbes, 95% das empresas têm um problema a ser solucionado na gestão dos dados. A gente gera cada vez mais dados, em um ritmo de crescimento exponencial, e as empresas ainda estão descobrindo o que fazer e como lidar com eles.
Outro desafio que já existe e pode se acentuar ainda mais é a qualificação da força de trabalho para lidar com as tecnologias que estão surgindo. A carência de mão de obra qualificada se deve à digitalização dos processos e ao crescimento do home office. Ou seja, quem investiu na educação e seguiu desenvolvendo habilidades terá mais chances de se destacar, se inovar e conseguir posições de liderança.
As profissões
Listar com exatidão as profissões do futuro não é fácil. Afinal, bastante coisa pode mudar e as previsões podem falhar. Ainda assim, é possível falar de várias atividades profissionais com alta probabilidade de se tornarem valorizadas no curto, médio ou longo prazo.
Já temos, por exemplo, tecnologias que ainda não são populares, mas especialistas afirmam que mudarão o mercado. Enquanto isso não rola, alguém que tenha conhecimento sobre o assunto pode ter grande dificuldade para conseguir um bom emprego. Mas assim que a tecnologia se tornar popular e o mercado entender o potencial, esse profissional será disputado.Confira, então, uma lista com algumas profissões do futuro que você deve conhecer. Para formar essa lista, demos nomes autoexplicativos. Entretanto, nada impede que elas surjam com outras nomenclaturas. Muitas delas, é bom dizer, já são famosas no mercado. E se estão na lista é porque, naturalmente, tendem a ganhar mais importância do que possuem hoje.
- Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
- Engenheiro(a) de confiabilidade de sites
- Engenheiro(a) de dados
- Especialista em cibersegurança
- Representante de desenvolvimento de negócios
- Gestor(a) de tráfego
- Engenheiro(a) de machine learning
- Pesquisador(a) em experiência do usuário
- Cientista de dados
- Analista de desenvolvimento de sistemas
Embora sejam de diversas áreas, todas as profissões do futuro bebem da fonte da transformação digital, o que dá a elas características em comum, que nos permite entender formas de dominar o mercado do futuro.
Confira a seguir 4 formas de dominar o mercado de tecnologia:
Aproxime-se da tecnologia
Como já dissemos: trabalhar com tecnologias já não é algo exclusivo aos profissionais de TI. O mundo digital é rico em dados, que servem para diversos propósitos. As empresas, cada vez mais, vão buscar profissionais que saibam usar esses dados de forma estratégica
Dê valor aos Soft Skills
Num cenário onde as máquinas trabalham mais, é essencial aperfeiçoar as competências que elas não desenvolvem, que têm a ver com habilidades humanas. Inteligência emocional e a proatividade são importantes, mas cabe citar, também, habilidades de liderança e otimismo entre as competências comportamentais valorizadas nos profissionais do futuro. Isso porque eles terão de se acostumar a enfrentar cenários de mudanças constantes, com altos e baixos que pedem muito jogo de cintura e adaptabilidade para não deixar os projetos pararem.
Saiba Trabalhar Em Equipe
Ao mesmo tempo em que priorizam quem tem certa autonomia, as profissões do futuro necessitam de pessoas dispostas a trabalhar em equipes multidisciplinares, capazes de respeitar as diferenças e extrair o melhor de cada colega.
Foco Na Experiência Do Usuário (UX)
Um consumidor mais consciente pede resoluções que entregam experiências inesquecíveis, o que promove sua conquista e fidelização.
Nesse contexto, as profissões do futuro se preocupam em desenvolver produtos e serviços voltados para o público-alvo, que partem da resolução de um problema ou inovação para ter sucesso junto ao cliente.
Depois de tantas informações sobre tendências do mercado de tecnologia, você acha que está com tudo pronto para o futuro?
Pensar nisso e se dedicar a ter habilidades fundamentais para atender às demandas futuras é bem importante. Mais do que técnica, aqueles com boa leitura do contexto em que vivem conseguem se destacar mais. Priorize a busca por conhecimento e cursos relacionados aos assuntos que discorremos aqui. E tenha sempre em mente que uma boa internet e um bom amparo tecnológico fazem muita diferença.