Vídeo travado? Resolva agora esse problema
Já chegou em casa depois de um dia daqueles, foi assistir sua série favorita e a imagem ficou instável? Ou estava naquela vídeochamada importante e encontrou o vídeo travado? Resolva agora esse problema com as dicas que separamos para você.
Primeiro, saiba que esse não é um problema raro para quem, no dia a dia, depende da internet, seja para home office ou entretenimento. Aí, geralmente, a primeira coisa que fazemos é entrar em contato com o provedor de internet e reclamar da velocidade da conexão, certo? Entretanto, muitas vezes, esse problema não é sobre a velocidade do seu plano de internet, mas sim a qualidade de distribuição da rede pela casa. O que fazer nessas horas, então? O lado bom é que existem várias formas de resolver vídeos travando.
Agora, você vai ver possíveis motivos que geram esse transtorno. Acompanha a gente para saber como resolver.
Vídeo instável: conheça o que pode estar causando
Uma internet estável é essencial para ver aquele filme em casa, assistir memes nas redes sociais e fazer videochamadas sem travar.
Tem vários motivos que podem atrapalhar o consumo de vídeos online, como má distribuição do Wi-Fi, muitas conexões ao mesmo tempo, a tecnologia do aparelho ou placa de vídeo desatualizada. A seguir, veja com mais detalhes sobre esses problemas e as melhores soluções.
Má distribuição do sinal Wi-Fi
Existem obstáculos que interferem no sinal da internet que sai do roteador e chega ao seu smartphone, computador, televisão, entre outros. Por isso, antes de aumentar a velocidade da conexão, é essencial analisar se tem algo que atrapalhe no ambiente, como móveis, espelhos, aquários, telefones, micro-ondas, paredes ou até mesmo onde está o roteador.
Uma ótima solução é posicionar o roteador em um lugar alto, grande e centralizado. Evite colocar o equipamento dentro de objetos fechados (por exemplo, prateleiras inferiores de um rack de televisão) ou perto de eletrodomésticos. Esses são fatores que impedem a distribuição do sinal.
Placa de vídeo desatualizada
No caso de notebook, placa de vídeo ultrapassada pode dar problemas na reprodução de filmes, séries ou jogos online, por exemplo. Isso porque vídeos executados em versões superiores às instaladas no computador podem causar lentidão e instabilidade de imagem e som. Por isso, o driver de vídeo é a resposta para a exibição correta dos vídeos nos computadores. Por isso, é fundamental atualizar os sistemas operacionais do notebook, principalmente quando se trata Microsoft Windows. Desse jeito, é possível ter o melhor desempenho nas tarefas gráficas, como a reprodução de vídeos com qualidade e estabilidade, por exemplo.
Tecnologia do aparelho
O computador, smartphone e a TV podem não ser compatíveis com a tecnologia da internet/roteador. Sendo assim, ter um roteador de última geração, mas, por exemplo, um modelo de aparelho antigo causa incompatibilidade entre os dispositivos conectados, o que pode ser a causa do seu vídeo travando.
Uma boa resposta é manter os sistemas operacionais dos aparelhos atualizados. Com isso, você garante a compatibilidade da conexão. Além disso, é possível utilizar um adaptador para compatibilizar o sinal do roteador com o sistema de receptação de Wi-Fi do seu notebook, permitindo assim uma rede mais estável e veloz.
Conexão simultânea
Atualmente, não é raro ter vários aparelhos conectados ao mesmo tempo (celulares, televisões, tablets). Entretanto, quanto mais dispositivos conectados ao Wi-Fi mais o desempenho da internet é afetado, principalmente se os roteadores não forem ideais para suportar essa demanda. Isso impacta diretamente na estabilidade do sinal e, consequentemente, pode causar o velho problema de vídeo travando. O que se pode fazer é desconectar aparelhos e limitar o uso para melhorar a velocidade da rede. Há modelos que identificam se esse é o problema. Entretanto, com o tempo, é normal que aumente o consumo de internet e você vai precisar pensar em alternativas, como roteadores mais potentes que têm uma capacidade de suporte acima de 10 dispositivos, podendo chegar até 60 conexões múltiplas.
Curtiu? Leia mais dicas no nosso blog e siga a gente nas redes sociais.